DESPORTO MILITAR
FAB realiza cerimônia de abertura do 61º Campeonato Mundial Militar de Pentatlo Aeronáutico
A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA) realizou, no dia 07/11, no Rio de Janeiro, a cerimônia de abertura do 61º Campeonato Mundial de Pentatlo Aeronáutico, competição oficial do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM).
O Secretário de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais do Ministério da Defesa, Idervânio da Silva Costa, presidiu a solenidade, que contou com a presença de Oficiais-Generais das Forças Armadas, demais autoridades civis e militares, gestores, treinadores e atletas militares de alto rendimento das Forças Aéreas da China, Dinamarca, Finlândia, Lituânia, Suécia, República Tcheca, Ucrânia e Brasil, país anfitrião.
O Presidente da Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB) e Diretor do Departamento de Desporto Militar do Ministério da Defesa, General de Divisão Paulo Afonso Bruno de Melo, agradeceu a presença das Nações Amigas. “Esperamos que
desfrutem nosso país e que suas expectativas sejam superadas neste grande evento do esporte militar, no qual se celebra o encontro de nossas nações para promover a amizade por meio do esporte e reafirmar os valores que nos unem: disciplina, coragem, lealdade, respeito e espírito de corpo”, ressaltou.
Cerca de sete militares estão representando o Brasil, sendo quatro na equipe masculina e três na equipe feminina. “Competir um Mundial Militar em casa, organizado pela Força Aérea Brasileira, representa uma grande responsabilidade e, ao mesmo tempo, uma oportunidade. É a chance de demonstrar o nível técnico e o comprometimento dos atletas militares brasileiros diante do mundo. Além disso, o esporte reforça a disciplina e o espírito de corpo”, destacou a Sargento Especialista em Meteorologia Ellen Caroline Santos de Souza, uma das atletas representantes do Brasil no evento.
O Tenente-Coronel Aviador Joel Eloi Belo Junior, atleta da equipe masculina brasileira, enfatizou a emoção de competir um Mundial em solo brasileiro. “Competir um Mundial Militar em casa, organizado pela Força Aérea Brasileira e realizado na CDA, tem um significado profundo. É a celebração de uma trajetória de vinte anos dedicada ao pentatlo aeronáutico e à formação de uma nova geração de atletas — e, acima de tudo, de pilotos — que hoje integram nossa equipe. Ver esses militares, que ajudei a formar e orientar, competindo agora ao meu lado e representando o Brasil em uma competição dessa magnitude, é motivo de grande orgulho”, afirmou.
Até o momento, foram realizadas as provas de Tiro, Natação, Esgrima e Basquete (Ball Contest). O evento acontece até o dia 12/11, com provas em demais modalidades, como a Corrida com Obstáculos e a Corrida de Orientação.
Medalha da Ordem do Mérito do CISM
A abertura do evento, organizado pela (CDMB), em parceria com a CDA, também contou com a imposição da Medalha da Ordem do Mérito do CISM, concedida, nesta edição, a 14 instituições e autoridades que se destacaram na promoção do desporto nas Forças Armadas, entre elas o Presidente da CDA, Major-Brigadeiro do Ar Max Cintra Moreira, que recebeu o grau Cavaleiro. Na ocasião, também foi entregue a Medalha Star of Sports Merit (Estrela de Mérito Desportivo) a 14 militares da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da FAB em reconhecimento às conquistas obtidas em campeonatos mundiais militares promovidos pelo CISM.
Sobre o Pentatlo Aeronáutico
O Pentatlo Aeronáutico, também conhecido como P.A.I.M. (Pentatlo Aéreo Internacional Militar), é uma modalidade esportiva exclusiva para os militares da Força Aérea, criada em 1948 pelo Comandante E. Petit da Força Aérea Francesa. Idealizada logo após a Segunda Guerra Mundial, a competição tem como objetivo manter e aprimorar o treinamento de pilotos militares, desenvolvendo atributos físicos e psicológicos essenciais à atividade aeronáutica de combate. Desde sua criação, mais de 60 edições do Campeonato Mundial foram realizadas.
Para mais informações, acesse ao site.
Fotos: CDA