PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 45054 > DESPORTO MILITAR FAB REALIZA CERIMôNIA DE ABERTURA DO 61º CAMPEONATO MUNDIAL MILITAR DE PENTATLO AERONáUTICO

DESPORTO MILITAR

FAB realiza cerimônia de abertura do 61º Campeonato Mundial Militar de Pentatlo Aeronáutico

Publicado: 2025-11-11 11:17:29
Evento, sediado pela FAB por meio da CDA, no Rio de Janeiro, acontece entre os dias 06 e 12/11 e reúne atletas militares de alto rendimento de Forças Aéreas de diversos países

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA) realizou, no dia 07/11, no Rio de Janeiro, a cerimônia de abertura do 61º Campeonato Mundial de Pentatlo Aeronáutico, competição oficial do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM). 

O Secretário de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais do Ministério da Defesa, Idervânio da Silva Costa, presidiu a solenidade, que contou com a presença de Oficiais-Generais das Forças Armadas, demais autoridades civis e militares, gestores, treinadores e atletas militares de alto rendimento das Forças Aéreas da China, Dinamarca, Finlândia, Lituânia, Suécia, República Tcheca, Ucrânia e Brasil, país anfitrião.

O Presidente da Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB) e Diretor do Departamento de Desporto Militar do Ministério da Defesa, General de Divisão Paulo Afonso Bruno de Melo, agradeceu a presença das Nações Amigas. “Esperamos que desfrutem nosso país e que suas expectativas sejam superadas neste grande evento do esporte militar, no qual se celebra o encontro de nossas nações para promover a amizade por meio do esporte e reafirmar os valores que nos unem: disciplina, coragem, lealdade, respeito e espírito de corpo”, ressaltou.

Cerca de sete militares estão representando o Brasil, sendo quatro na equipe masculina e três na equipe feminina. “Competir um Mundial Militar em casa, organizado pela Força Aérea Brasileira, representa uma grande responsabilidade e, ao mesmo tempo, uma oportunidade. É a chance de demonstrar o nível técnico e o comprometimento dos atletas militares brasileiros diante do mundo. Além disso, o esporte reforça a disciplina e o espírito de corpo”, destacou a Sargento Especialista em Meteorologia Ellen Caroline Santos de Souza, uma das atletas representantes do Brasil no evento.

O Tenente-Coronel Aviador Joel Eloi Belo Junior, atleta da equipe masculina brasileira, enfatizou a emoção de competir um Mundial em solo brasileiro. “Competir um Mundial Militar em casa, organizado pela Força Aérea Brasileira e realizado na CDA, tem um significado profundo. É a celebração de uma trajetória de vinte anos dedicada ao pentatlo aeronáutico e à formação de uma nova geração de atletas — e, acima de tudo, de pilotos — que hoje integram nossa equipe. Ver esses militares, que ajudei a formar e orientar, competindo agora ao meu lado e representando o Brasil em uma competição dessa magnitude, é motivo de grande orgulho”, afirmou.

Até o momento, foram realizadas as provas de Tiro, Natação, Esgrima e Basquete (Ball Contest). O evento acontece até o dia 12/11, com provas em demais modalidades, como a Corrida com Obstáculos e a Corrida de Orientação.

Medalha da Ordem do Mérito do CISM

A abertura do evento, organizado pela (CDMB), em parceria com a CDA, também contou com a imposição da Medalha da Ordem do Mérito do CISM, concedida, nesta edição, a 14 instituições e autoridades que se destacaram na promoção do desporto nas Forças Armadas, entre elas o Presidente da CDA, Major-Brigadeiro do Ar Max Cintra Moreira, que recebeu o grau Cavaleiro. Na ocasião, também foi entregue a Medalha Star of Sports Merit (Estrela de Mérito Desportivo) a 14 militares da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da FAB em reconhecimento às conquistas obtidas em campeonatos mundiais militares promovidos pelo CISM.

Sobre o Pentatlo Aeronáutico  

O Pentatlo Aeronáutico, também conhecido como P.A.I.M. (Pentatlo Aéreo Internacional Militar), é uma modalidade esportiva exclusiva para os militares da Força Aérea, criada em 1948 pelo Comandante E. Petit da Força Aérea Francesa. Idealizada logo após a Segunda Guerra Mundial, a competição tem como objetivo manter e aprimorar o treinamento de pilotos militares, desenvolvendo atributos físicos e psicológicos essenciais à atividade aeronáutica de combate. Desde sua criação, mais de 60 edições do Campeonato Mundial foram realizadas.

Para mais informações, acesse ao site.

Fotos: CDA